Na minha opinião a inteligência artificial (IA) vem transformando profundamente a forma que as empresas gerenciam seus processos, tomam decisões e interagem com clientes. Acredito que na área da gestão a IA já se tornou e vem se tornando cada vez mais uma aliada para otimizar atividades operacionais. Porém, seu avanço também traz desafios importantes principalmente no impacto do trabalho humano.
Ao que se refere a benefícios sem dúvidas a IA proporciona uma gestão mais eficiente e assertiva, com isso vem a redução de erros o que acaba aumentando a produtividade. O uso de sistemas automatizados agilizam atividades repetitivas, liberando gestores para focar em pontos estratégicos para o negócio, outro benefício interessante é a personalização do atendimento ao cliente, com Chatbots e assistentes virtuais as empresas conseguem oferecer um suporte 24h por dia, o que melhora a experiência do cliente reduz custos operacionais. Ferramentas de IA ajudam também na gestão dos funcionários da empresa e podem fazer análise de desempenho dos colaboradores, possibilitando enxergar os pontos de treinamento que podem ser melhorados.
Apesar dos avanços, o uso IA traz desafios importantes para o mundo da gestão. Um deles é a substituição de empregos por automação. Muitas funções operacionais estão sendo extintas ou remodeladas, exigindo que os profissionais desenvolvam novas habilidades para se manterem relevantes no mercado. Além disso, a dependência do uso da IA pode levar à perda da capacidade de análise humana, se os gestores e funcionários confiarem cegamente nela, sem questioná-la , correm o risco de tomar decisões inadequadas.
Eu vejo que futuramente a IA continuará desempenhando um papel cada vez mais importante na gestão empresarial. No entanto, acredito que seu uso precisa ser equilibrado, garantindo que a automação caminhe lado a lado com a inteligência humana. As empresas que souberem integrar a IA de forma responsável terão uma vantagem competitiva no mercado, ao mesmo tempo em que contribuirão para um mercado mais sustentável e inovador, portanto, cabe aos profissionais se adaptarem a essa nova realidade, sempre considerando os impactos dessa tecnologia. A IA é uma ferramenta poderosa, mas seu verdadeiro valor dependerá de como será utilizada para impulsionar negócios sem comprometer princípios fundamentais da sociedade.
Exemplos de Inteligências Artificiais nas empresas:
Zendesk Chat:
O Zendesk Chat é um chatbot que melhora a comunicação entre empresas e clientes, sendo usado em sites e aplicativos para responder dúvidas, solucionar problemas e até realizar vendas.
Google Looker:
O Google Looker é uma plataforma de Business Intelligence (BI) que utiliza IA para analisar grandes volumes de dados e fornecer insights estratégicos para as empresas. Ele permite a criação de painéis interativos, relatórios detalhados e previsões de mercado com base em padrões identificados nos dados.
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